Cheque Especial

 

 

Cheque Especial

 

O Cheque especial  é o fator de mais de 70% das famílias brasileiras estarem inadimplentes.

 O cheque especial muita das vezes é utilizado pelos brasileiros sem mesmo entender o que estão fazendo. 

Devido a buróracia, ou até mesmo a falta de conhecimento, muitos passam despercebidos a este detalhe tão importante.

 

O que é o cheque especial

 

É uma modalidade de crédito pré-aprovado na conta corrente, e quando você utiliza praticamente o nome já está no vermelho pois funciona do tipo um empréstimo.

 Lembre-se, todo o empréstimo existe os juros e correções monetárias, portanto muitos utilizam sem saber as suas consequências depois.

 

Com funciona o cheque especial

 

O cheque especial poderá chegar em até 8% de juros ao mês e a condição de uso, pode variar com cada instituição financeira.

 O banco empresta este saldo automaticamente e fica disponível na sua conta corrente.

Você pode ver no extrato bancário, próximo ao saldo em conta.

O valor do saldo em conta, você pode utilizar para cobrir um pagamento mínimo do cartão de crédito, conta de energia e etc.

Uma vez que você utiliza o valor que permanece no cheque especial, depois este valor é retirado em saldo em conta, juntamente com os juros.

 

Evite cair no cheque especial

 

Evite pegadinhas de promoção ou até mesmo os juros embutidos no valor do determinado produto.

Você também poderá evitar parcelar compras desnecessárias no cartão de crédito por exemplo.

Se for preciso você poderá anotar todos os gastos, para perceber o valor do dia, assim poderá perceber que um determinado doce que custou menos de R$5.

Você ao juntar com um outro valor de uma compra, no final do dia, isto poderá se tornar uma grande compra.

Hoje tem vários meios de se organizar, a exemplo fazer uma planilha no excel, ah! Mas se não sabe mexer no excel! Já existem planilhas prontas que poderão ser acessadas…

Mas ainda se isso for uma barreira, você poderá usa o método tradicional, pegue uma folha em branco e risque de 1 até 30, que são os dias do mês.

Você poderá destacar todos os gastos, assim perceberá o quão de gastos desnecessários poderá estar sendo feito.

Adote uma reserva de emergência assim poderá se organizar quando mais precisar.

Lembrando a reserva de emergência o próprio nome já diz terá que ser uma emergência, pois logo isto terá de ser restituída.

  •  A utilização da reserva de emergência, é quando o seu carro precisa trocar uma peça imediatamente;
  • Até perder o emprego sem uma organização prévia.

 

Juros no cheque especial

 

Desde dezembro de 2018, o BACEN, determinou que todas as instituições financeiras, aborde de modo que o cliente veja, onde termina o saldo positivo e onde inicia o valor a ser descontado.

Atente-se mais em entender o extrato bancário, não fique em dúvidas, pergunte ao banco e não tenha medo em dizer que não entende, ou não entendeu os determinados pontos de dúvidas.

Nunca deixe virar uma bola de neve, os juros virão com toda a força para você e então se livre desse vilão e lembre-se em tornar esses juros ao seu favor.

Saída do cheque especial

 

O passo mais importante é você parar de utilizar o cheque especial, assim evitará mais transtornos, caso já esteja utilizando  e quer sair do cheque especial.

Você poderá depositar em saldo da conta utilizado na conta corrente, assim também evitará o aumento dos juros.

Lembrando que os juros aumenta todos os dias e caso você saia do controle, tente entrar em contato com a instituição para fazer um acordo de pagamento que é a negociação dos juros.

 Não é vantagem para as instituições financeiras terem dívidas, assim você poderá conseguir alguns juros menores, onde caiba no bolso.

Você poderá diminuir o valor do cheque especial na sua conta corrente, assim não correrá risco de extrapolar o limite, caso você não consiga evitar o gasto do cheque especial.

  •  Tentar parcelar os débitos;
  • Atentar-se as outras parcelas dos gastos fixos;

 Antes, você poderá fazer as contas se realmente este quesito lhe atenderá, pois o não pagamento das parcelas desses débitos poderá gerar mais juros e ainda muito mais alto.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima