Educação Financeira
Educação Financeira, muito necessário, pouco falado, começar a se organizar financeiramente é muito fundamental, assim tem previsão para pelo menos os primeiros seis meses.
Não existe uma fórmula para aprender, ou se ter educação financeira. Desde a evolução humana como manusear as trocas, compras o capitalismo fez as pessoas a se organizarem.
Assim entrando o dinheiro na sociedade impulsionou o método de se organizar, devido um mês a pessoa poderá estar menos produtiva, ou a escassez devido a inflação, despertou as tomadas de decisões devido a necessidade de compra, consumo, investimentos, juros e entre outros.
Com a informação, estudos, conhecimento daquilo que faz, uma pessoa se torna o seu próprio patrão.
Pois há um tempo quase não era se falado o assunto de educação financeira, então a maioria pensava que a única fonte de renda e de sobrevivência era depender de uma empresa ou seja está cadastrado numa pessoa jurídica.
Então o que recebia gastava e aguardava para o próximo mês, mas claro ainda muitos continuam no método tradicional e está tudo bem.
Porém hoje com a informação é mais claro entender que ao receber o salário ou outra fonte de renda, poderá se organizar e evoluir com a educação financeira.
Fale sobre finanças
Não tenha receio em falar sobre economia, sobre seu dinheiro, assim você familiarizará e trará mais alternativas em volta.
Muitas vezes cometemos erros, devido não entendermos o que estamos fazendo, pensando, agindo, assim deve ser o papo educação financeira.
Trace metas
Não é feio você sonhar, idealizar, ter vontade em sempre progredir, pelo contrário isso ganha impulso em evoluir cada vez mais.
Tenha objetivos de vida, assim você poderá traçar as metas incluindo as finanças, lembrando que os objetivos terão que ser cabíveis no estilo de vida no momento.
Pegue uma agenda, ou uma folha risque as datas e valores no qual você queira chegar dentro da realidade, e pode se perguntar, o que está fazendo e o que fará para conquista-las?
lembrando que é de suma importância você também trazer para a realidade as metas desenhadas para concretizá-las.
Pontue os gastos
Você Já parou para pensar que um real para muitos não faz muita diferença?
Porém se você tiver 999 mil reais, não é o mesmo que 1 milhão de reais, certo? Pois pela lógica todos sabem, porém muitos acreditam que 1 real não fará a diferença
Porém você gastando 1 real hoje, mais 1 real amanhã, no final do dia mais 1 real e assim for, você chegará num determinado dia do mês que poderá faltar mais de 10 reais.
Assim deve ser o tipo de pensamento sobre planilhas de gastos o pouco gasto hoje, amanhã será a grande diferença.
Tenha uma reserva de emergência
Você nunca saberá o que acontecerá no dia de amanhã, pois bem, por isso devemos nos organizar e também ter a reserva de emergência;
Você pode começar por hoje, ou melhor agora, invista em você, pois a rerserva de emergência, poderá te ajudar muito mais, o ideal que esta reserva tenha pelo menos seis meses dos gastos mensais necessários (salário).
Estude sobre o assunto
Você pode pesquisar, fazer cursos, assistir vídeos, por mais que saiba o processo, nunca esteja satisfeito com o conhecimento, principalmente no quésito de valores.
Você pode conhecer o passado para se espelhar num futuro um pouco melhor, pois o nosso Brasil já passou por muito desafios, então vale a pena entender mais dos assuntos;
A exemplo o Plano Real em 1994, da grande mudança que trouxe muitos benefícios, ou seja estudar e tentar entender é fundamental para abrir a mente e quebrar muitos tabus;
Quando o assunto economia é de suma importância se tornar mais comum nos dias de hoje, afinal é daí que vem todo o seu fluxo;
desde gastos em:
- Shopping;
- Supermercados;
- Hospitais;
- Viajar;
- Colocar combustível no seu veículo;
- E até mesmo utilizar a energia elétrica que é o gasto diário.