Reserva de emergência
Reserva de emergência é tudo aquilo que poderá te ajudar nos primeiros seis meses e se a caso você perder a renda que sustenta;
Porém antes de executá-la, você será necessário colocar em pauta todos os gastos essenciais, como despesas fixas, ou seja aquela despesa que não consegue viver sem.
Você terá que ter a ciência que a reserva de emergência, é o montante que ajudará a não precisar do dinheiro investido e somente utilizar em extrema necessidade.
Onde investir?
A reserva de emergencia, poderá se aplicado onde a liquidez é diária, ou seja a qualquer momento que precisar;
Portanto é muito importante você estar atento a este detalhe, assim a inflação não poderá afetar a reserva de emergência.
CDB com liquidez diária, você pode observar as propostas das financeiras, pois existem algumas opções com custos operacionais elevados;
Lembrando que toda a aplicação é fundamental você estudar para estar averiguando o melhor caminho de investimento, e a reserva de emergência não poderia ser diferente;
Quanto mais a reserva crescer mais benefício terá futuramente.
Tesouro Selic é considerado uma dos melhores para você investir, assim contendo liquidez diária e segurança da rentabilidade no resgate.
Momento adequado para utilizar
O próprio nome já condiz reserva de emergência é quando acontece uma emergência e você não poderá esperar;
Como por exemplo doença grave, falecimento, perda de emprego, se você precisar comprar um rémedio imediatamente…São todas alternativas que necessita de urgência;
Pagar o cartão de crédito devido comprou algo sem emergência, não enquadra nas opções, você precisará se policiar e não criar hábitos de qualquer falta de dinheiro, para não precisar visitar esta.
Tente mentalizar, e separar os gastos que realmente irá impactar no seu dia a dia.
Como citado a cima a perda do emprego, é algo que muitas vezes não poderemos controlar, então se isso ocorrer se faz necessário ter alguma renda para suprir e caso não tenha muitas situações poderão sair do controle.
Se o tempo passou e você utilizou totalmente a reserva de emergência;
Primeiramente tente rever as despesas, enxugando algo que poderá, como por exemplo:
- Tentar fazer um extra, do tipo aproveitando a estação do ano para vender algo que as pessoas consomem mais;
- Vender um bem do tipo, se tem dois carros, ou uma moto, onde realmente se precisar vender e não fará tanta falta, como por exemplo se morar de aluguel e perder a casa.
Portanto o seu eu de hoje, terá que ter muita responsabilidade com você no amanhã, então faz necessário começar o mais rápido possível a guardar algo para te ajudar no futuro.
Cálculo da reserva de emergência
Tenha em mente, todas as despesas que não poderá viver sem:
- como pagamento do aluguel
- alimentação
- remédio
- Educação;
Estes são itens fundamentais para ser mantido e cálcule um período de seis meses em diante, do tipo 8 ou até mesmo 12 meses, assim você poderá se organizar e pontuar as necessidades em buscar alternativas para suprir aquela necessidade de estar precisando da reserva de emergência.
Não pare de guardar, auto se pagar é fundamental em ter esta renda a mais na sua conta.
Impacto da inflação sobre a reserva de emergência
Sabemos que a inflação a cada dia poderá ser uma grande vilã em todo o aspecto;
O dinheiro guardado hoje foi espelhado na inflação do dia, visto isso se você precisar dentre de um a dois anos, a inflação poderá ter ganhado ainda mais força;
Portanto é de extrema urgência colocar a sua reserva de emergência num investimento, onde a correção poderá ser corrigida em alguns investimentos;
Assim citado acima, odecendo a liquidez diária.
Tenha vários caminhos
Além da reserva de emergência, procure caminhos que poderá estar ajudando no período menos favorável;
- faça cursos;
- aprenda alguma técnica;
Mas sempre olhe para a sitação e tente criar um hábito de economizar, principalmente no momento da confecção da reserva de emergência.